Fixa-se em Lisboa, passando, a partir de 1946, a leccionar na Escola Superior Colonial (designada Instituto Superior de Estudos Ultramarinos em 1957 e Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina desde 1961), de que chegou a ser director. Dirigiu também o Centro de Estudos Históricos Ultramarinos e a Filmoteca Ultramarina deste Centro.
Reuniu à sua volta grande número de intelectuais com os quais publica largas dezenas de obras consideradas inestimáveis por historiadores estrangeiros, principalmente da Ásia e África. Tem colaboração em várias revistas, dando alguns dos artigos origem a separatas, de que se destaca: Boletim da Filmoteca Ultramarina Portuguesa, Studia, Boletim Geral do Ultramar e Estudos Políticos e Sociais.
Defendeu a criação de uma Faculdade de História ou de Ciências Históricas em Portugal e foi grande defensor dos arquivos portugueses. Pertenceu à Academia das Ciências de Lisboa, à Sociedade de Geografia de Lisboa e à Academia Portuguesa da História, de que foi presidente.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. IV, Lisboa, 1997











Avaliações
Ainda não existem avaliações.